Translate

Bem-vindo ao Blog do Livro

Este blog fala sobre a Língua Portuguesa e livros. Espero que goste, não esqueça de me seguir pelo twitter: @BLivro.
Você também pode curtir a página do blog no facebook : Blog do livro (www.facebook.com/pages/Blog-do-Livro/276116405825912)
Não deixe de colocar a sua opinião, comente!

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de julho de 2012

Acordo Ortográfico

Olá, esta semana irei falar um pouco e esclarecer algumas dúvidas sobre o acordo ortográfico, que a partir do dia 1º de Janeiro do ano que vem (2013) será de uso obrigatório, mas até lá, as duas ortografias estarão valendo, inclusive em concursos e provas.

Ouvimos várias vezes falar em acordo ortográfico, e outras vezes em reforma ortográfica, porém os países lusófonos, de Língua Portuguesa, fizeram um acordo ortográfico e não uma reforma ortográfica.

No início do século XX Portugal estabeleceu pela primeira vez um modelo ortográfico de referência para as publicações oficiais e para o ensino. No entanto, as normas desse primeiro Formulário Ortográfico não foram adotadas pelo Brasil. Desde então, a ortografia da língua portuguesa foi alvo um longo processo de discussão e negociação, com o objetivo de instituir, através de um único tratado internacional, normas comuns que rejam a ortografia oficial de todos os países de língua portuguesa.

Após várias tentativas de se unificar a ortografia da língua portuguesa, a partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012.

Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que têm o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

No Brasil 0,5% das palavras sofreram modificações, em Portugal e nos restantes países lusófonos, as mudanças afetaram cerca de 2.600 palavras, ou seja, 1,6% do vocabulário total.


Fontes: http://www.brasilescola.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário