Translate

Bem-vindo ao Blog do Livro

Este blog fala sobre a Língua Portuguesa e livros. Espero que goste, não esqueça de me seguir pelo twitter: @BLivro.
Você também pode curtir a página do blog no facebook : Blog do livro (www.facebook.com/pages/Blog-do-Livro/276116405825912)
Não deixe de colocar a sua opinião, comente!

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 26 de janeiro de 2013

Processo de produção de obras em braille

Existem dois processos para a adaptação das obras para o braille:


- Produção eletrônica para tiragens de até 20 exemplares: nesse caso, é realizada a digitalização do arquivo e a transcrição da obra. Em seguida, é feita a impressão das provas, que são revisadas por cegos e não-cegos — o processo é feito em dupla, enquanto o deficiente visual lê o livro em braille, a outra pessoa vai lendo a obra impressa em tinta e os dois vão confrontando as versões. Por último, há a impressão final no papel e o acabamento.


- Produção gráfica para tiragens de média e larga escala: o processo começa da mesma maneira que no formato eletrônico — são feitas a digitalização do arquivo, a transcrição, a impressão provas e a revisão. Depois, é realizada uma impressão de chapas de alumínio ou arame, que são preparadas internamente, isto é, cortadas, dobradas e furadas de acordo com o formato possível para as impressoras de chapas (PUMA VI / PED-30). Em seguida, o material passa pelos processos de revisão, impressão gráfica (tipográfica), paginação, montagem e acabamento.

“A produção de obras que contêm apenas textos dura aproximadamente uma semana. Já os livros didáticos ou materiais de grande complexidade podem levar de 20 dias a quatro meses para ficarem prontos”, afirma Gallo.

Fonte: www.leitoraviciada.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário